Faça Você Mesmo – Como pintar paredes

27 fev

Hoje, o Blog da Adão Imóveis traz o primeiro post da série Faça Você Mesmo, que trará dicas sobre reforma e decoração, coisas simples, com ótimos resultados e que podem ser feitas por você mesmo.

Para começarmos essa série dando uma cara nova na sua casa, trouxemos algumas dicas para pintar paredes. Além dos materiais para a pintura você vai precisar de alguns ingredientes essenciais: um pouquinho de paciência, duas pitadas de atenção e muita criatividade! Vamos lá?

Como pintar uma parede

Há alguns anos, essa era uma tarefa difícil para uma pessoa leiga devido à limitação que os produtos ofereciam. Hoje, o cliente encontra diversos tipos de tintas para diferentes situações. Em alguns estabelecimentos ele mesmo pode criar sua tinta a partir de sistemas automatizados. Vamos ao trabalho:

✔ Forre o chão e os móveis do cômodo que será pintado. Esse é o primeiro passo para fazer uma pintura rápida e limpa;
✔ Lixe a parede, caso ela já possua alguma pintura. Utilize uma lixa de ferro (de 100 a 180 gramas), e depois remova o pó com uma escova ou pano úmido;
✔ Aplicar um selador antes e depois da massa corrida, é algo que deve ser considerado. Ele compacta a superfície e proporciona uma pintura mais uniforme. Para essa aplicação é recomendável utilizar um rolo de lã de carneiro;
✔ Aplique camadas finas de massa corrida, caso detecte alguma imperfeição na parede. Faça essa aplicação utilizando uma desempenadeira. Após secar, lixe e elimine a poeira com um pano, até deixar a superfície lisa e nivelada.
✔ Com a superfície limpa, seca, sem gordura, graxa ou mofo, chegou a hora de brincar de pintor! Calma, ainda não. Leia com atenção as informações da embalagem. Alguns fabricantes recomendam a utilização de complementos e diluentes, para uma melhor performance do produto;
✔ Agora sim, mãos à obra! Aplique a tinta escolhida com um rolo de lã de carneiro, respeitando o tempo de secagem entre as demãos, conforme as instruções do fabricante na embalagem do produto.
Use adesivos de parede para dar um toque especial à sua pintura. Fizemos um post, aqui mesmo no blog, sobre esse assunto. Aproveite!

Viu como é simples!? Para inspirar sua decoração trouxemos uma galeria com algumas composições de cores para diversos cômodos. Mas vamos fazer um acordo: nós te damos essas dicas, você decora sua casa, tira fotos e nos envia. Combinado? As melhores fotos serão adicionadas, com os devidos créditos, a esse post e ao nosso álbum no Facebook.

Inspire-se!

Temos 6 pessoas comentando em “Faça Você Mesmo – Como pintar paredes”

  1. Roger Ribeiro 22. fev, 2012 às 9:00 #

    Achei muito bom a combinação da cor preta com a verde limão na imagem acima. Boa idéia.

  2. Douglas Vêncio 22. fev, 2012 às 10:12 #

    Muito bom mesmo o Post !
    Já tentei pintar meu próprio AP e com essas dicas com certeza seria muito mais fácil !
    Parabéns !

  3. Pinturas em Parede 30. jul, 2012 às 12:02 #

    Pra quem não tem experiencia, pintar uma parede realmente parece uma tarefa bem ardua.

    Aqui em casa temos o costume de renovar as cores a cada ano. E é sempre a mesma história, mesma dificuldade, e mesma sujeira, rs

    Um dia aprendemos.

    Parabéns pelo post

  4. clelia salvador peixoto 28. dez, 2012 às 15:53 #

    otima

  5. clelia salvador peixoto 28. dez, 2012 às 15:53 #

    exclusividade

  6. josiane 08. jan, 2013 às 12:14 #

    adorei as dicas era o que eu precisava.obg

Deixe uma resposta